3 de maio de 2017

DECECIONEI-ME COM O JORNALISMO?

(Pronto, decidi sair da dieta de posts)

Olá!

Como já disse algumas vezes no blog, agora estou a viver no Brasil e, aqui, estudo jornalismo. Desde há muitos anos, é este o meu sonho e os meus amigos mais próximos e família sabem disto perfeitamente. 

Quando andava na escola, sempre que os professores perguntavam "Qual é a profissão que queres seguir?", eu era sempre das primeiras a responder, a dizer que queria ser jornalista. Claro que esta não foi a minha primeira opção, mas com o passar do tempo, descobri que era mesmo isto que eu queria.
Ao perguntarem-me "por quê?", sempre dizia que queria seguir este curso porque ele é o sentido da verdade. Eu gosto de pessoas verdadeiras e este aspecto da minha personalidade refletiu-se na minha escolha do que quero fazer para a vida. 

fonte

Ora bem, cá estou eu no segundo ano do curso (são três, ao todo). Se estou dececionada? Senta-te, porque há muito que falar...

Afinal, o jornalismo não é tão verdadeiro quanto imaginei. Pelo pouco que conheço, vejo a cada dia que passa que é um meio de cunhas, um meio hipócrita, onde os espertos sobrevivem. A parte da verdade é apenas na teoria (entre aspas, porque até nisso vejo que não é bem assim). 
Na prática, define-se por informação (seja ela verdadeira, criada, idealizada, whatever).

fonte


Uns sobrevivem por talento, outros por esperteza, e uma meia dúzia opta por juntar o útil ao agradável. Não basta teres talento para algo (principalmente para a televisão), tens de dar graxa a quem manda, tens de fingir ser amigo de todos e, conforme for o teu objetivo, tens de fingir ser alguém que não és.
Literalmente, é uma guerra de egos: muitas estrelas para um espaço só. Uns são sol e brilham como tal, outros são apenas faíscas que tentam a todo o custo incendiar-se. 

"Então, queres dizer que já não queres ser jornalista?" - óbvio que não. Este é o meu sonho e eu ainda acredito num jornalismo (da faculdade ao mercado de trabalho) da verdade. Se manter-me fiel ao que sou, vai me custar algumas oportunidades, ok. Antes prefiro!
Eu sou o tipo de pessoa que valoriza o caráter porque "se nada é tão nosso quanto os nossos sonhos", ter caráter, palavra e posicionamento, não ficam atrás.


Um beijo e sejam sucesso! ♡

Like na página: "A Escrita e Eu" no Facebook
Segue no Instagram: @jhenifferluiz
Segue no Snapchat: jhenifferluiz



1 comentário: