1 de novembro de 2015

Pão por Deus - 1 de Novembro


Este post é mais um daquela série que comecei a escrever sobre coisas de Portugal e do Brasil, lembram-se?
Hoje vamos falar sobre o dia 1 de Novembro, popularmente conhecido como Dia de Pão por Deus, mas, antes de dizer o que acontece neste dia, vou contar-vos um pouco da história.

as crianças que moram no país esperam ansiosamente por este dia; fonte

Tudo começou graças ao costume que se tinha de oferecer bolos,  pão e vinho (claro, havia quem oferecesse outros alimentos também) aos mortos. Os alimentos eram oferecidos e postos numa toalha, que ficaria estendida em cima da sepultura do falecido, acompanhados de uma vela acesa.

Atualmente, o Pão por Deus é um dos dias mais esperados pelas crianças que moram no país porque é o dia que elas recebem alguns presentes, por assim dizer. Bolos, doces, pastilhas (chicletes), rebuçados (balas), frutas e até mesmo dinheiro é o que as crianças arrecadam durante o dia.

Por norma, elas saem em grupo (lembro-me que gostava mais de ir com apenas uma amiga, que era para receber mais coisas hahaha) e andam de porta em porta - com uma bolsa ou sacola plástica - a pedir as guloseimas do Dia de Todos os Santos.
As crianças chegam e dizem: "Pão por Deus!!!". É aí que os morados, que se preparam com antecedência para recebê-las, saem à porta de casa, cumprimentam-nas e oferecem aquilo que têm.

os doces são guardados e só se come quando se chega a casa; fonte

Ai, que saudades do Pão por Deus! Recebia tantas coisas... Houve um ano em que cheguei a casa com mais de sessenta euros, apenas de ofertas das pessoas.


Enfim, decidi partilhar isto aqui no blog porque sei que vai soar estranho para os brasileiros, uma vez que aqui no nosso país este ato de ir pedir guloseimas na porta das pessoas seria, com toda a certeza, visto com olhares de "Olha aquele morto de fome, foi pedir na casa dos outros". Lá, é super natural!
Só mais uma coisa, para não haver mal entendidos: isto não acontece todos os dias, ok? É apenas nesta data especial e comemorativa.


Um beijo, meninos e meninas. Espero que tenham gostado e que me desculpem pela ausência no "A escrita e eu".
E para vocês:

Pão por Deeeeeeus !!!!


4 comentários:

  1. É praticamente uma versão do Halloween porém com um significado completamente diferente e sem o risco de travessuras... hahahaha
    Adoro saber mais sobre a cultura de outros países!
    Ficou muito legal o teu post.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Taís, nunca tinha pensado por esse lado mas, sim, é uma espécie de Halloween que você não tem que se preocupar com as travessuras haha
      Ainda bem que você gostou e obrigada pela visita!

      Um beijo,

      Eliminar
  2. Parecido com o Halloween né ?!
    Mais gostei bastante de saber dessa comemoração pois não sabia e nem imagina que existia kkkkk

    Bjnhs

    http://karoline-caro-sonhador.blogspot.com/2015/11/queria-lhe-dizer.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Karoline,
      a ideia é mesmo essa de partilhar as curiosidades que sei de cada um dos países para que, quem não conhece, passe a conhecer!
      Obrigada pela visita :)

      Um beijo,

      Eliminar