30 de agosto de 2015

A Escrita Entrevista: Bruno Mendez


"A Escrita Entrevista" está de volta, desta vez com uma entrevista concedida pelo cantor português Bruno Mendez.
O Bruno foi vocalista dos “Sky voices” e dos “New beat”, mas teve uma grande reviravolta na sua vida quando decidiu seguir carreira solo, em 2006.

O cantor já teve parcerias com artistas como TT, Cali Flow 212, Kilate Killa Money e Kiara Timas (ex “Just Girls”).

Após o grande sucesso dos álbuns “Um só sentido” (2013) e “Só swag” (2014), Bruno Mendez presenteou o seu público com o seu mais recente trabalho: “Viciado em ti” (2015) – um álbum de bastante sucesso que ocupa lugar no Top de CDs mais vendidos em várias lojas de Portugal, com as suas faixas alegres e contagiantes.


A escrita eu: O teu nome é mesmo Bruno Mendez?

Bruno Mendez: É nome artístico. Sou Mendes, não "Mendez" (com pronúncia espanhola), mas sou mesmo Bruno.

Bruno, porque seguiste o caminho da música?

Começou por ser uma aventura, a convite de um amigo que ia a um casting para uma boysband. Acabei por fazer e ser o escolhido.
Antes jogava no Benfica, nas camadas jovens, mas o gosto pela dança vem desde pequeno. Aos 5/6 anos já dançava.

Os óculos de sol e o cabelo alinhado são marcas da sua imagem.

A partir da tua história, vê-se que o mundo do espetáculo estava à tua espera, talvez desde sempre porque entre o futebol e a música há um espaço bem grande.

Sim, é verdade, sem dúvida. Pelos vistos, era inevitável vir a ser conhecido...

O teu som é muito bom. A batida é envolvente e parece-me uma mistura de vários géneros (gêneros) musicais. Como podemos defini-lo?

É uma fusão de culturas, mas nunca perdendo a identidade. Mesmo sendo estilos diferentes no mesmo álbum, eles se interligam pela forma de cantar, pela sonoridade. Vai desde o Zouck ao Afrobeat, passando pela Kizomba e o RnB; mas, lá está, soa muito bem porque os estilos casam-se entre si.

Tens algum artista em quem te inspires?

Tenho o rei do pop, Michael Jackson, que foi o meu grande mentor para tudo o que sou hoje. Também adoro Justin Timberlake, Usher, Jason Derulo e Cris Brown porque são artistas que, na dança, são idênticos à minha forma de estar na música.

Bem, só inspirações top! Disseste que te identificas com a forma com que eles dançam. Posso dizer então que tentas trazer algo deles para o teu som?

Não. Fomos todos beber ao mesmo mentor, Michael Jackson, e eu sou mais um entre eles, daí sermos todos iguais na maneira como estamos na música, quer seja a dançar, cantar, vestir, sentir a música...
A diferença entre eles e eu é que eles estão num grande país que é os Estados Unidos da América (EUA), onde a projeção é gigante.
Eu estou em Portugal a cantar em português para o meu público. E não troco isso, mas tenho noção das coisas que fiz e posso vir a fazer pelo meu país. Se não fosse isso, não seria mais nem menos que nenhum dos nomes que citei.
Num show grande que fizesse em Portugal poderia e poderei dar ao meu público um espetáculo envolvente como esses artistas internacionais o fazem. Um dia poderei mostrar que em Portugal existe artistas com o mesmo potencial a nível de show, mesmo que cantado em português.


Uma atuação no programa "Grande Tarde" (SIC) com os apresentadores Daniel Oliveira
e Andreia Rodrigues. O cantor é presença assídua em diversos programas de televisão

Ainda bem que tocaste nessa ferida. Portugal nem sempre valoriza os artistas que tem porque "o que vem de fora é que é bom". Encontras obstáculos por seres um cantor português que canta português?

Óbvio que sinto e passo por muitos obstáculos. Às vezes é complicado as pessoas entenderem de uma vez por todas que se eu estivesse a imitar "A, B, C", eles também estariam a imitar alguém porque todos temos a mesma inspiração.
O Justin vem a Portugal e as pessoas veneram-o. Ok, ele tem a projeção que tem, mas eu acho piada porque tenho sons na mesma linha e, por exemplo, a dança é um talento que não fico atrás dele. Sei bem o que posso fazer...
Neste álbum, fiz questão que o tema fosse RnB para mostrar a minha verdadeira identidade como performer. Como o nome do álbum é "Viciado em ti", vou viciar as pessoas nas minhas novas músicas e tenho mostrado essa vertente mais dançável (dançante). Tenho recebido muitas críticas positivas por estar mais solto que nunca neste CD, mostrando que posso fazer o que esses artistas internacionais fazem.

Antes da música, tentaste seguir o caminho do futebol. Sonhaste em seguir outra profissão além desta?

Não, seria mesmo o futebol. Não continuei porque não quis.
O futebol era uma das maiores promessas da minha época. Sabia que era bom e tinha talento, por isso, era muito vaidoso e pouco humilde. Confesso ter-me perdido nesse meio, mas graças a Deus percebi que assim não ia a lado nenhum na vida. Aprendi com os erros e hoje mudei.

Uma massagem no ego faz bem, mas há que saber dosar porque podemos nos perder entre um elogio e outro. 
Qual foi a melhor atuação que fizeste? Qual foi o teu melhor público?

Foi no norte do país. Lá eles vivem a música e valorizam muito o artista.
Não sei o porquê, mas no norte eles fazem maiores enchentes para verem o artista do que em outras partes do país. Não me posso queixar porque já tive multidões também na área Centro - Lisboa e também no sul. 


Pareces-me uma pessoa que tem cuidados coma imagem. És muito vaidoso?
E por falar nisso, há quem se envaideça ao ser reconhecido nas ruas. És muito assediado?

Sou uma pessoa que cuida muito da imagem, mas para andar neste meio tem que ser, senão estava feito.
Quanto ao ser assediado, sim. Vejo isso como uma forma de carinho e apoio das pessoas para comigo. Não me envaideço.

Quais são os teus maiores sonhos?

Encher o MEO Arena, produzir vários discos, ter muito sucesso, e fazer a minha vida disto, até onde puder porque faço música para as pessoas e fico orgulhoso quando vejo um espaço gigante cheio de gente a cantar a minha música. É uma sensação única que acontece apenas com quem vive e sente isso em cima do palco. Não há palavras para descrever, apenas vivendo ou sentindo.

Show numa praça de touros, na Póvoa do Varzim, em Portugal. Bruno diz que
no norte está o seu melhor público, mas que é bem recebido por toda a parte do
país.
Algumas vezes citaste o nome de Deus. És uma pessoa muito religiosa?

Sou. Atualmente não sou praticante, mas acredito muito,

Quando estás num dia menos produtivo, o que fazes para recarregar as energias?

Boa pergunta. Tento ver se o dia passa mais depressa para o pensamento negativo desaparecer. Este é o segredo, mesmo que eu não esteja bem e as coisas não estejam a andar como quero. Há que ultrapassar os obstáculos da melhor forma.

Fiz uma pesquisa e notei que até podes não ser famoso na internet, mas, em contrapartida, o teu CD está no Top 5 de mais vendidos na categoria "Música Portuguesa" em várias lojas do país. 


Eu também sou conhecido na internet, só que não divulgo o meu trabalho a nível de redes sociais, nem de vídeos. Quando apareço, estou sempre envolvido nas coisas de maior prestígio em Portugal desde a programas de televisão, festas da elite e lugares onde só estão os melhores e mais falados artistas do país.
Um exemplo: sou dos poucos artistas que tem notícias sobre o seu trabalho nas melhores revistas do país. Não me preocupo com a internet, não me preocupo com vídeos no YouTube ou acessos. Não vivo de coisas virtuais. Vivo do real.

Este é o "MEO Arena", uma sala de espetáculos que fica em Lisboa. O sonho
do Bruno é encher este espaço num show dele

Como é para ti saber que que o teu trabalho é reconhecido?

É muito gratificante estar pela terceira vez no Top  dos cinco mais vendidos. É assim desde o primeiro CD. Há alturas em que fico a número 1 de vendas.
Sendo este meio muito concorrido, é gratificante estar onde estou. Agradeço ao fãs pelo apoio e por comprarem o CD. Foram eles que me puseram aqui. 
Somos cada vez mais. Juntos vamos chegar muito longe!

Bruno Mendez é...

É sinónimo (sinônimo) de entrega, partilha, luta e dever cumprido...


                                     

Ficamos uma hora e quinze minutos à conversa e foi muito bom.
Bruno Mendez, muito obrigada por teres aceite falar para o "A escrita e eu". Adorei conhecer-te melhor e ao teu trabalho também!

E vocês, gostaram da entrevista? 





Todas as imagens aqui foram retiradas do perfil do Facebook do cantor e publicadas com a autorização do próprio.

Sem comentários:

Enviar um comentário