6 de agosto de 2015

O próximo que poucos vêem


Bom, já há algum tempo que quero escrever sobre este assunto e, durante uma discussão na aula de Ética e Legislação Jornalística na faculdade, surgiu a oportunidade que há muito esperava e, agora, não tenho como fugir deste post.

No Brasil, além de varredores de rua, estes profissionais têm um nome específico: garis. Sim, garis! Na verdade, podem também ser chamados de coletores de lixo mas, popularmente falando, é este o nome que se usa.

este é o "Sorriso", o gari mais famoso do Brasil. É conhecido pela alegria com que exerce o seu trabalho, principalmente quando limpa o Sambódromo do Rio de Janeiro, no intervalos entre uma escola de samba e outra: fonte

Estes senhores e senhoras que cuidam da limpeza do nosso espaço são pouco valorizados. Não sei exatamente o motivo, mas é a simples e triste ideia que nós temos de pensar que eles não fazem mais que obrigação de andar ali de sol a sol a varrer dezenas de lixo não só que o próprio ambiente produz como as folhas que caem das árvores, mas também o lixo que nós deitamos (jogamos) ao chão sem o mínimo de consciência.

É com cada frase que já ouvi (algumas até em tom de brincadeira, mas, como diz o ditado "a brincar, a brincar, é que se dizem as verdades"): "se eu não deitasse lixo para o chão, eles não receberiam ao fim do mês" ; "andar com uma vassoura na mão não é trabalho" e por aí vai...

uma manifestação onde estes trabalhadores reinvindicavam os seus direitos; fonte

Os varredores de rua são diariamente ignorados pelas pessoas que por eles passam. É como se o lixo que eles varrem tivesse mais valor que o próprio ser, afinal, o lixo ainda pode ser reciclado.... É um tremendo absurdo escrever uma frase destas, mas, se todos pararem para pensar, é esta a nossa realidade.

Não é só aqui no Brasil que há esta indiferença, em Portugal (é o país que posso citar porque é o que conheço bem, além do meu) acontece o mesmo. Posso ir de encontrão (esbarrar) a alguém desconhecido que peço logo desculpas, mas se esse alguém estiver fardado (uniformizado) e a apanhar lixo, é como se esse encontrão sequer tivesse acontecido. 
Incluive, posso passar por alguém e desejar um "Bom dia!" mas se esse alguém apresentar-se como descrevi acima, essa saudação está fora de questão porque o que realmente devemos fazer é levantar a cabeça ou olhar para o lado, enquanto o outro, ao perceber a situação, abaixa-se e continua o seu trabalho...

em Portugal, é assim que ele se vestem... ; fonte

Não estou a "julgar" o outro, estou apenas a mostrar como eu vejo a situação. E eu também nem sempre agi da maneira correta.
Obviamente nunca desprezei este tipo de trabalho - bastante digno por sinal! -, mas já me vi em situações em que uma "Boa tarde!" ficou por dizer...

Hoje em dia, procuro ver mais o outro, ainda que este outro esteja camuflado com uma roupa ou objeto que não seja bem visto pela maioria.
Portanto - e se o blog falasse! - pediria uma salva de palmas para essas pessoas que suportam os horrentos odores dos resíduos, as caras feias da mulher de saltos altos e finos e do homem com vestimenta clássica, ou de pessoas como eu que calçam uns ténis (tênis) e vestem umas calças jeans.

Afinal, quem seríamos nós sem o trabalho desses senhores? 

aqui está a prova que não é um trabalho exclusivo para homens; fonte


4 comentários:

  1. Post super válido, pra gente refletir nossas atitudes com o próximo!
    Bjos
    www.armariodemoca.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thaís, com certeza há muito para refletir.
      Visitarei o seu blog!

      Um beijo,

      Eliminar
  2. Que post mais puro e belo, Jheniffer. É sempre bom a gente parar para refletir e dar atenção para assuntos importantes como esses. Essas pessoas que trabalham duro nos ajudam tanto e nós às vezes nem reconhecemos isso. É como aquele ditado "só damos valor quando perdemos" porque enquanto está lá, a gente nem percebe o quão importante é aquela pessoa que está ali, exercendo a sua função como qualquer outra, mas que não é valorizado.

    Abraços :)

    Twee (meu pequeno dossiê)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mel, você nem imagina como fiquei feliz com o seu comentário. Você entendeu o que quis dizer com o texto. Você entendeu a minha mensagem.
      Realmente, valor é algo que o próximo que descrevi não tem - ou tem pouco...
      Visitarei o seu blog!

      Um beijo,

      Eliminar