17 de fevereiro de 2015

DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO - ÚLTIMO DIA

Esta madrugada foi o último dia (ver o primeiro AQUI ) de desfile das Escolas de Samba do Rio. No primeiro dia, desfilaram seis escolas (Viladouro, Mangueira, Mocidade Independente, Vila Isabel e Grande Rios) e no segundo e último dia outras seis (São Clemente, Portela, Beija-Flor, União da Ilha, Imperatriz e Unidos da Tijuca).
Todas estavam dignas de desfile mas, como sempre, houve destaques:



Portela


A Portela homenageou a cidade do Rio de Janeiro com o samba "Imaginário, 450 janeiros de uma cidade surreal"onde deu um toque de surrealismo à cidade maravilhosa. A escola não leva o título há 30 anos e neste Carnaval, com um desfile cheio de luz e surpresas, tem potencial para sair do jejum.



para surpresa do público, a Portela trouxe à avenida 4 paraquedistas que saltaram dos céus em direção ao sambódromo, anunciando o começo do desfile






a comissão de frente levava uma águia (símbolo da escola) pousada no famoso  "relógio derretido" do pintor Salvador Dalí, o grande nome do surrealismo 






o carro abre-alas trouxe a "Águia Redentora" que foi o corpo do Cristo Redentor (maior cartão-postal do Rio de Janeiro) com a cabeça e asas da águia (símbolo da escola)






"Rainha de Bateria", Patrícia Nery






alegoria do futebol (enquanto esta alegoria passava, bolas de futebol voaram pela Sapucaí, o que levou o público ao delírio)






União da Ilha do Governador


Conhecida apenas por União da Ilha, desfilou com o enredo "Beleza pura?", um trocadilho entre a gíria brasileira (uma espécie de "tudo fixe?" ou "tudo bem?") e a crítica apresentada pela escola acerca do culto ao corpo perfeito e aos padrões de beleza.



numa referência ao conto infantil "A Branca de Neve e os Sete Anões", a personagem principal era negra





o Egipto foi lembrado por ser uma das grandes referências no que toca ao culto da beleza





a Ala das Baianas estava lindíssima, vestidas de borboleta fugiram ao fato tradicional






esta foi a crítica mais óbvia: uma Cleópatra com cerca de 170 kg






Imperatriz Leopoldinense



A Imperatriz veio com o samba-enredo "Axé, Nkenda! Um ritual de liberdade e que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz", exaltando o povo negro e as suas contribuições para o mundo com o objetivo de acabar com a desigualdade racial.




neste carro alegórico, estavam representados através de fotografias alguns negros que fizeram história






uma bateria com orgulho na sua raça...





a belíssima "Rainha de Bateria", Cris Vianna







este destaque de carro lembrou a selva africana





Unidos da Tijuca


Os tijucanos tiveram um desfiloso saboroso, já que apresentaram a Suíça através das guloseimas do país com o enredo "Um conto marcado no tempo - o olhar suíço de Clóvis Bornay". Para fazer jus ao nome do samba, a escola distribuiu milhares de chocolates para o público presente no sambódromo.




a comissão de frente que homenageou Clóvis Bornay







uma Ala com bombons de chocolate 






"Rainha de Bateira", Juliana Alves






pista de gelo da Tijuca na Marquês de Sapucaí, com direito a neve e tudo




Vale lembrar que todas as esculturas, fantasias e carros são o resultado de um trabalho árduo por parte não só dos Carnavalescos mas também de todos os componentes das escolas e, por isso, todas são merecedoras do título de Melhor Escola de Samba, logo por aí.

Os dois dias de desfile do Rio foram de surpresas e muita emoção, agora, resta esperar para saber qual destas escolas será a Campeã do Carnaval 2015!





* fotografias retiradas do site G1.com